quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

3° Dia

Mais um dia de atividades na SECOM 2009 foi iniciado por volta das 13h30, dessa vez no auditório do CSAU, com a exibição de curtas e clipes dos Estudantes de Comunicação Social. Em seguida, ocorreu uma palestra, cujo o tema era Mídia e Ética, comandada pelo Profº Dr. Amilton Gláucio, onde foram discutidos assuntos recorrentes no cotidiano de toda família. O baixo nível da programação televisiva atual, que chega aos lares e aliena cada vez mais a população, ganhou bastante ênfase. O palestrante falou também de seu projeto Ética na TV – Quem financia a baixaria é contra a cidadania  e respondeu perguntas da platéia.

Essa tarde, os perfis tiveram o intuito de familiarizar os estudantes com os movimentos estudantis tão freqüentes em nossa Universidade. Compuseram a mesa a integrante do DCE Shuellen Peixoto, que explicou um pouco mais a respeito do diretório central de estudantes (DCE); Explicando o que era o DAFN (Diretório Acadêmico Freitas Neto), o estudante Ésio Mello; além do o estudante de Arquitetura Eduardo Bacarat e de Jonas Cavalcante, graduante de Direito, os quais explanaram suas opiniões sobre o tão comentado REUNI. Para encerrar o painel, João Paulo da Silva falou sobre movimentos sociais. Uma ausência sentida foi a performance “Hóstia”, com o ator Nilton Resende que acabou não acontecendo por motivos de saúde.

Os participantes da SECOM também puderam escolher entre uma das seis oficinas disponíveis. Fanzine, Release, Jornal da Secom, Edição de imagens, Assessoria e Produção Cultural e Rádio Livre. A oficina de Fanzine foi ministrada pelas alunas de Jornalismo do 3º período Elaine e Anyelle, que mostraram meios de formulação de tal mídia independente; Já na de Release, comandada por Janiana Alves e Caroline Santiago, os feras tiveram a chance de conhecer técnicas sobre essa atividade mais freqüente entre os Relações Públicas. O Jornal da Secom teve a supervisão de Renato Medeiros e Ben-Hur Bernard. Lá, os calouros escreveram sua primeira “matéria” jornalística, expondo sua opiniões acerca da SECOM.

Outras Oficinas ocorrentes foram as de Edição de Imagens, com Luan Felipe; Assessoria e Produção Cultural com a estudante de Jornalismo do 7º período Abia Marpin; Jornal Cientifico com o estudante do 5° período Cayo Madson e Rádio Livre, ministrada pelo jornalista recém formado na UFAL Anderson. Cada uma com sua particularidade, tais oficinas serviram para os recém ingressantes na nossa querida Universidade conhecerem um pouco mais dos campos existentes na área de Comunicação e para os veteranos como um aprofundamento de seus interesses.

Um comentário: