terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

2° Dia da SECOM 2009!

                 O segundo dia da SECOM foi marcado por intensas atividades culturais, onde os calouros praticaram um pouco do que poderá vir a ser algo cotidiano futuramente; além de assistirem palestras sobre novos temas.

            Em seu início, no auditório da reitoria, foram apresentados curtas e clipes de estudantes de comunicação. Mais tarde, iniciou-se o painel intitulado Novas Tecnologias da Comunicação, que abrangeu temas como a TV digital, Mídia alternativa e Internet.

            O primeiro painelista foi Rafael Cavalcanti (UNISINOS/RS), que traçou um paralelo de desde o início da Tv Digital até as modificações sofridas, tanto por ela quando pelo seu projeto inicial quando comparados ao projeto atual, que está em processo de implantação em nosso país. Ressaltou, ainda, suas desvantagens, como o preço do aparelho disponibilizador do sinal digital; e suas vantagens, como a qualidade de imagem, portabilidade e o crescimento de oportunidades de trabalho, com o aumento de canais públicos em rede aberta (característica de maior relevância para os comunicólogos).

            Logo depois, o concluinte de Relações Públicas Douglas Medeiros, assumiu a mesa falando de Mídias Alternativas. Douglas exemplificou algumas delas, como o fanzine e a rádio-livre e expôs suas experiências quanto radialista na rádio-livre da UFAL, externando as dificuldades atualmente para manter tal mídia.  Na sequência, o estudante do terceiro período de Jornalismo noturno Tiago Nogueira apresentou um painel sobre a Internet. Tiago deu dicas de sites e levantou a discussão sobre o uso dessa ferramenta nos dias atuais, frisando a massificação do meio como algo, até certo ponto, negativo.

Além dos painéis apresentados, os feras puderam, também, aprimorar brevemente seus dotes e conhecer um pouco mais a respeito de atividades relacionadas à Comunicação através das oficinas. Oficinas como a de Produção de Vídeo, comanda pelo aluno Rosalvo Henrique, onde foram explanadas diversas técnicas de produção visual e manuseio de aparelhos ópticos; outra foi a de Fotografia, que, normalmente, aficciona um número considerável de pessoas. Nela, o aluno Raul Spinassé comentou acerca de aspectos comuns do ramo fotográfico e mostrou uma parte da aparelhagem do ramo.

A Oficina de Quadrinhos também ganhou destaque. Sob o comando do graduante em Relações Públicas Mário Barbosa, os feras tiveram a oportunidade de presenciar as particularidades do mundo do gibi; além de aperfeiçoar, levemente, suas capacidades de desenho. Um ponto cada vez mais corriqueiro no mundo virtual também teve sua oficina, como já é de praxe: o Blog. A Jornalista Izolda Herculano apresentou os padrões comuns desse meio que ganha uma importância ainda maior a cada dia.

Continuem participando e aproveitando a SECOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário